Porquê contratar os nossos serviços?

No quadro abaixo, apresentamos as principais diferenças entre a contratação direta de um Ajudante Familiar versus contratar os serviços a uma Empresa de Apoio Domiciliário

Responsabilidades

Cuidador Particular (contração direta pelo Utente/Familiar)

Empresa de Apoio Domiciliário

Seguros (Acidentes de trabalho/

Furto ou Roubo)

Responsabilidade do Utente/Familiar

Responsabilidade da Empresa

Férias / Faltas do Ajudante Familiar

O Utente/Familiar tem que encontrar uma alternativa

A empresa presta o serviço sem interrupção (24 horas / 365 dias)

Avaliação Técnica do Ajudante Familiar (competências para o serviço)

Compete ao Utente/Familiar

Responsabilidade da empresa

Verificação de antecedentes criminais

Compete ao Utente/Familiar

Responsabilidade da empresa

Encargos com a contratação (Segurança Social, Subsídio de Férias, Natal, etc.)

Compete ao Utente/Familiar

Responsabilidade da empresa

Formação Contínua (ex. alteração de estado clínica que motive diferenciação de cuidados)

Responsabilidade do Utente/Familiar

Responsabilidade da empresa

FAQ

Q: Só tenho 48 anos, mas vivo sozinha e vou ser submetida a uma cirurgia extensa, posso usufruir do vosso Apoio?

SIM. Prestamos apoio a adultos com diminuição permanente ou temporária da sua autonomia. Temos uma equipa especialmente treinada para dar resposta a Altas Hospitalares e períodos de Convalescença.

Q: Já temos uma senhora a cuidar dos meus pais há muitos anos, mas é cada vez mais difícil encontrar soluções sempre que fica doente ou vai de férias, podem prestar apenas este serviço?

SIM. Todos os nossos serviços, de 1h/dia a 24h/dia, podem ser prestados tanto em continuidade como em ocasiões pontuais.

Q: Vivo fora e a minha mãe já não está capaz de estar sozinha, mas não quer ir para um Lar, a vossa empresa tem resposta para acompanhamentos de 24h?

SIM. O seu familiar poderá ficar totalmente acompanhado e em segurança no conforto da sua própria casa. O serviço de Apoio Permanente contempla Cuidados Pessoais, Confecção de refeições, Gestão Doméstica, Acompanhamento em Saídas, Controlo da Medicação, Compras, Assistência Nocturna e Companhia.

Q: Também prestam apoio em casos de demência avançada, acamados, algaliados, ostomizadas ou com necessidade de alimentação por sonda?

SIM. Temos Ajudantes Familiares com formação específica para essas situações, cujas competências são validadas e acompanhadas pela nossa equipa de Enfermagem. Os nossos Enfermeiros poderão ainda realizar sessões de

ensino de procedimentos direccionados aos cuidadores informais e restante família.

Q: E se o meu avô não simpatizar com a cuidadora atribuída?

As nossas cuidadoras são alocadas aos serviços de acordo com as suas competências técnicas e humanas, de forma a potenciar a construção da relação entre o cuidador e aquele que é cuidado. No entanto, nesta matéria, não há fórmulas matemáticas. Providenciaremos a substituição cuidadosa de qualquer cuidador no menor tempo possível.

Q: Qual o vosso horário de atendimento, caso surja algum imprevisto na prestação do serviço?

A nossa equipa atende presencialmente das 9/18h, nos dias úteis. Mas temos Coordenadores de piquete e prevenção todo o restante tempo. Estamos comunicáveis 24h/dia, 365 dias/ano, para os nossos clientes e colaboradores.

Q: Teremos algum encargo extra ou não previsto para com os Ajudantes Familiares?

NÃO. A mensalidade abrange todos os custos relacionados com os colaboradores. As excepções prendem-se apenas com o material descartável de protecção individual (luvas, desinfectantes, máscaras) e a alimentação dos

colaboradores em regime Permanente (24h).

Q: A Visita Técnica de avaliação tem algum custo?

NÃO. É totalmente gratuita e não pressupõe qualquer compromisso na adjudicação do serviço.

Q: Quem supervisiona o serviço?

Cada cliente tem um Coordenador atribuído e este estará presente durante todo o tempo em que decorra o serviço. Este servirá de ponte entre a empresa, os cuidadores, o cliente e as suas famílias. São efectuados contactos telefónicos, troca de e-mails e realizadas visitas no domicílio com a frequência que cada caso exija. Acompanhamos os nossos clientes e supervisionamos os nossos colaboradores de forma contínua e presente.